O OUTRO

 

António Maria Santos Mendes 

António é um homem português de 56 anos. Casado com Amália Mendes. Tirou o curso de Engenharia Civil, mas nunca chegou a arranjar emprego. É um homem de estatura média, roliço e pouco sorridente. Na sua face, sobressaem as grossas e felpudas sobrancelhas e os enormes óculos redondos.

Vive em Alfama desde sempre e mora com a sua mulher, sendo vizinho dos seus pais. Tem um melhor amigo chamado Manuel. Conheceu-o quando era pequeno e costumavam brincar juntos. É  a única pessoa, para além de Amália que conhece verdadeiramente António. Apesar dos comportamentos deste, Manuel acaba por esquecer estes desvaneios e perdas de consciência e ajudar o amigo.

Quando tinha 20 anos, engravidou Amália e tiveram um filho chamado Carlos. A criança, aos 5 anos, estava a brincar na rua à frente de casa, quando a bola com que brincava rebolou pela rua abaixo. Carlos, sem pensar foi atrás da bola e foi atropelado por uma carrinha de mercadorias. Não sobreviveu.

António não conseguiu reagir de forma positiva a este desgosto e começou a beber muito, entrando num ciclo vicioso. Vive desempregado e passa os dias a vaguear por Lisboa.

É um homem ateu.

É uma pessoa muito observadora. Todos os dias levanta-se e senta-se a observar as pessoas que passam, construindo histórias na sua cabeça. Tenta “entrar” na realidade dos outros para esquecer a sua.

Apesar dos seus problemas e vícios, tem um grande coração e tenta sempre encontrar o melhor nas pessoas. Apesar de se ter afastado de maior parte dos seus amigos, ama a sua mulher incondicionalmente. Faz tudo o que pode por aqueles de quem gosta e embora não o demonstre verbalmente, é capaz de tomar ações que demonstram a sua generosidade.

Por ser muito observador, acaba por estar mais atento aos outros do que é normal e, sem que estes lhe peçam, toma decisões inesperadas para os ajudar.

Contudo, por ter um feitio difícil e por ser complicado para António aproximar-se dos outros, acaba por não ter grandes amizades.

É uma pessoa muito teimosa e que dificilmente muda de ideias. É necessária muita força de vontade e persistência para mudar as suas ideias e decisões. É uma pessoa muito orgulhosa e para quem pedir desculpa é muito difícil, apesar de reconhecer e saber quando é que é necessário fazê-lo.

Gosta muito de fado e rock português e todas as manhãs liga o rádio para ouvir as noticias do país.

Uma das suas grandes paixões é a escrita. Documenta tudo o que vê e sente numa espécie de diário, pois não tem muita pessoas a quem contar os seus problemas e inquietações.

 

storyboard-1
Esboços de António
storyboard-7-1
António

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joana Simões

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s