Conformismo

 

captura-de-ecra%cc%83-2016-11-01-as-11-36-19

O que é a vida?

A vida é um acontecimento. Acontecimento este que se baseia numa sucessão de supostos momentos e emoções. Mas e depois? Há de haver uma altura em que morremos. Morremos e ninguém vai para o Céu, ou para o Inferno. Uma pessoa morre e pronto. Tudo acaba e tudo o que se fez durante uma vida não vale de nada. Ao morrermos, acaba tudo. Podemos fazer aquilo a que eles chamam “milagres” ou ganhar imensos prémios, que quando morremos é esquecido e desvalorizado.

 

Por isso é que prefiro viver sem grande ação. Prefiro não fazer nada para mudar o que está mal e viver tranquilo. Não me chateio e não deixo que os me chateiem. Para quê mudar o mundo se nem a minha casa consigo, ou quero, mudar? Estou bem assim… Não estou bem, mas razoável até.

 

Ninguém tem uma vida boa. O trabalho ocupa os dias e até os fins de semana. Andam sempre numa correria infernal para ver quem chega primeiro a uma meta que não existe. Eu não trabalho. Se o fizesse, onde arranjaria tempo para caminhar por Lisboa? Tirei um curso, é verdade. Mas há tanta gente melhor que eu… Nem vale o esforço. Prefiro ficar por casa, ficar na minha terra e ser mais ou menos feliz.

 

O que é que se chama a isto? Ouvi dizer que quem pensa como eu é “Conformista”. Tudo bem… Já sou tanta coisa, mais uma não faz mal…

 

António

Deixe um comentário

