Conversa no arquivo 237

img_5414

-TUDO ISTO À VOLTA-

Erguido ilegalmente nos anos 70, pelas mãos do moradores, a Cova da Moura é ainda hoje habitada, não só por estas gerações, mas assim como pelas mais novas. É habitada mariotariamente por africanos provenientes de Cabo Verde.

Esta é uma segunda casa e uma pátria para quem aqui vive, este bairro é carregado de vida, experiências e histórias que os seus habitantes carregam, é um bairro familiar e caloroso, cheio de tradição e cultura, à qual os habitantes se mantêm inquestionavelmente fiéis. Muitas vezes é mal interpretado pela sua má fama e reconhecimento, fazendo com que haja um grande isolamento deste bairro e das pessoas que aqui habitam.

O objectivo deste trabalho é quebrar este conceito de centro e periferia existentes na cidade de Lisboa.

«Fluxo pretende criar um diálogo fluído e robusto entre pessoas, entidades, associações e moradores do centro e periferia de Lisboa.(…) Põem em contacto as diferentes realidades urbanas e tenta criar novos diálogos.(…)utilizámos as nossas competências enquanto estudantes de design de comunicação para a realização de um contributo efectivo. Esta parte do contacto directo com os moradores e da análise das dinâmicas de um espaço (…)»- in publicação E Se A Política Acabasse Amanhã?

img_5410

No ano de 2016, o Kola Son Jon, festividade tradicional de cabo-verde, saiu às ruas de Lisboa, desde o Rossio até à Sé. Durante o desfile, houve uma interação bastante positiva, as pessoas na rua tentavam acompanhar as danças e guardavam os momentos com fotografias e filmagens.

C0mo é que este trabalho se insere na temática da exposição? O que torna a cidade um espaço político? A cidade trata-se de um espaço partilhado por todos, onde ocorre a interação, não só a que temos uns com os outros, mas também com a própria cidade, tornando-se esta algo político. As ações pessoais e individuais são políticas, as nossas políticas, e estas são aplicadas por cada indivíduo a cada dia na cidade, logo a cidade é um espaço político.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s